26.6.11

Um cão....

Ando doente por um cão , já há muitos anos que não quero tanto uma coisa , que não estou tão convencido de que não só quero como preciso e tem que ser já . Era das minhas mágoas na vida de marinheiro , não poder ter um cão , porque seria pouco ou nada práctico andar com o cão de barco em barco e país em país , mesmo que pudesse pagar os transportes aéreos dele.

Acabou a romaria , tenho uma morada fixa e tão cedo não vou a lado nenhum , pelo que há mais de um mês que penso todos os dias no cão . Critérios para a escolha , para começar , o tamanho , não gosto muito de cães pequenos nem muito grandes , gosto de cães que sejam mais ou menos do tamanho dos lobos dos quais descendem. Depois , desde pequeno que os cães pastores me fascinaram , por serem para mim o cúmulo da cooperação entre o homem e o cão , e depois da companhia provavelmente a razão pela qual foram domesticados inicialmente. Aprecio cães de caça , cães guias de cegos , cães de busca e salvamento e cães de guarda , mas para mim o verdadeiro cão de trabalho é o pastor , que bem ensinado pode cumprir todas as outras funções.

A inteligência não é uma coisa subjectiva , nos animais será certamente mais difícil de medir e comparar mas é geralmente aceite que o cão mais inteligente de todos é o Border Collie . Sendo que a inteligência é uma coisa que me atrai em animais e humanos , e sendo o Border Collie um cão pastor por excelência , a escolha não foi difícil , e procuro um Border Collie.

Uma das coisas positivas de viver aqui é que é difícil ter impulsos consumistas . Se bem que um cão não é um bem de consumo , aqui não se decide ter um cão e pronto , tem que se encontrar , encomendar e esperar , muito , o que é bom para decisões que devem ser mais reflectidas mas neste caso é um bocado uma agonia , até porque o meu Ministério das Finanças já afectou verbas ao cão. Ando a pesquisar , e têm-me pedido preços entre 750 e 150E , o que diz muito sobre o mercado dos animais de estimação. Interessa-me muito mais um cão de uma quinta , cujos pais e avós e por aí fora tenham sido pastores ou pelo menos vivido à volta dos animais do que um cão com pedigree saído de um canil em Cascais onde já não se vê uma ovelha há 100 anos , apesar do efectivo caprino estar sempre em expansão ( não resisti à piadinha) . Encontrei um assim , em Portalegre , mas para mal dos meus pecados a ninhada está toda vendida e na melhor das hipóteses daqui a 6 meses há mais.Entretanto pelo menos uma vez por semana tenho que mudar o meu portentoso rebanho de 3 ovelhas e 3 cabras de uns pastos para outros , e a falta de um cão ( e de experiência...) é nítida. Já para não falar das horas diárias que quero dedicar ao treino dele , a motivação suplementar para andar a passear por esses trilhos e canadas mágicos que abundam por aqui , e a companhia . Pedi ao criador para me deixar em suplente , caso alguém desista . O perigo disto é eu me canse de esperar , acabe por me acomodar e ficar por seja lá o que me aparecer , se entretanto não encontro um cachorro Border Collie . Há muitos casamentos baseados nesse princípio.

5 comentários:

Isa disse...

Boa sorte. Pode ser que alguém desista, dessa tal ninhada, e o cachorro apareça mais cedo :)
Mas olha, não tinhas um barco para levar? Pode ser que dps disso ;)
Bjos

J.Ventura disse...

Tinha, tenho , possivelmente , mas a ser será em Setembro e nesta altura a vontade não é grande , até porque afinal não é para a Costa Leste dos EU , que me permitia passar aqui , é para as Ilhas Virgens.Até Setembro muito coisa há-de acontecer....

Rui silva disse...

Não éra mais barato ensinares uma das ovelhas a comandar as outras?.

Anónimo disse...

Sempre tive uma grande admiração pela raça de cão escolhida. Vi alguns a actuar e realmente, se é que se pode considerar que a inteligência não é exclusiva da raça humana, esse tipo de cães certamente são inteligentíssimos! Os preços devem estar a condizer. O meu filho tem uma cadela "Labrador" e vendeu no princípio deste ano os 8 cachorros a 150 €. Infelizmente não está a prever nova ninhada, caso contrário teria todo o prazer em oferecer-lhe um. Um abraço
João GM

J.Ventura disse...

Rui , fartei-me de rir com essa. Mas a coisa vai melhorando , porque dou à ovelhas todos os dias um bocadinho de ração (feita com milho geneticamente manipulado, vem no rótulo...) e agora enquanto eu andar com o balde na mão a abaná-lo seguem-me para todo o lado.

João , obrigado pela oferta , se algum dia houver outra ninhada avise-me , também gosto muito de Labradores, que não são grandes pastores mas também são espertos e activos que chega bem

Um abraço