27.7.12

Sugestões e Reclamações


No dia 5 de Junho depositei na minha conta um cheque em euros , de um banco inglês . Não me sabiam bem dizer quanto tempo demorava a ser creditado , pensando em ocasiões semelhantes no passado e considerando os 3 ou 4 dias extra de custo de insularidade , pensei que dez dias deviam chegar. Passaram 15 e nada, fui perguntar. Procedimentos , burocracia , documentos que têm que ir e vir , continuavam sem me saber dizer quanto tempo , ao fim de um mês inteiro achei que já era demais , fui ao balcão e pedi o Livro de Reclamações . Tanto quanto sei  serve para nos queixarmos de mau serviço , e era o que o banco me estava a prestar , independentemente da cortesia e empenho dos empregados , e tinha que reclamar. As reclamações entregues nos balcões de bancos vão para o Banco de Portugal , e mesmo que demore tempo estou convencido de que alguém faz alguma coisa. O gerente do balcão ficou um bocadinho alarmado e disse-me “é melhor usar este formulário...” . Claro que se fosse uma reclamação para o Banco de Portugal a dada altura as pessoas do balcão iam ter que responder a alguma coisa , e isso não lhes interessa mesmo nada . Como sempre lá fui muito bem tratado e também me queria queixar era do Banco e não das pessoas , lá aceitei usar o formulário para enviar ao Provedor do Cliente , coisa muito menos consequente mas pronto , pelo menos ventilava o desagrado .
Recebi hoje no correio a resposta à minha reclamação , esclarecem-me o seguinte ( sintetizo ) :
1- O Banco pode aceitar cheques estrangeiros e e disponibiliza os fundos após boa cobrança . Para isto não estão definidos quaisquer prazos
2- O cheque já se encontra creditado
O Gabinete da Provedoria do Cliente considera assim satisfeita a minha reclamação , estava mesmo ciente de me ter elucidado , a carta vinha assinada por duas pessoas diferentes e tudo. Agradecem-me a colaboração prestada mas nem por uma vez lamentam que tenha existido algum problema ou mal entendido , ou a inconveniência causada. Comunicam-me então que o banco é de facto um banco e que não há prazos estipulados para estas operações , suponho então que qualquer tempo pode ser considerado normal . E como o meu cheque já está creditado ,  já não há razão para reclamar.
Vejo-me obrigado a escrever para lá outra vez , para lhes dizer que primeiro estava só a reclamar com o serviço do banco numa operação particular , mas agora também tenho uma reclamação a apresentar ao Provedor sobre o Gabinete de Provedoria do Cliente.

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