4.11.13

A FIFA

Para os leigos na matéria , a FIFA é a entidade mundial que gere as regras e competições do futebol , desporto do qual já certamente ouviram falar e que movimenta algum dinheiro , simpatia e prestígio pelo mundo fora. 
São o donos da bola e gerem as regras que permitem que um dos jogos mais belos da Terra seja o pântano de falsidade , corrupção e ineficácia de que alguns por certo pelo menos suspeitam . Entre o leigo total e o hooligan está o cidadão médio que até nem se incomoda com o jogo e é capaz de vez uns golos sem saber nem se importar grande coisa , e mesmo esses suspeitam que as cúpulas dirigentes do Futebol são antros de matrafice, desde o Grupo Desportivo de Alguidares de Baixo até à sede da FIFA na Suíça, terra natal do presidente Blatter , fica tudo em casa  . O facto de ser na Suíça é um bom exemplo do espírito desse pais: somos neutros , e como o nosso futebol é uma merda não podemos ser acusados de o estar a favorecer , somos indicados para mandar nisto. É óptima a neutralidade recompensada a 36% , já desde as Guerras Mundiais que os Suíços mostram bem quem servem com a sua neutralidade. E depois a reputação dos Suíços com o secretismo a mim não os indica logo assim à partida para gerir uma organização que devia ser aberta por definição, tal como o Futebol é livre e aberto a todos por definição. 
Além destas objecções culturais aos suíços , que são fraco argumento , há outros que estão melhor fundamentados , como a relutância da FIFA em introduzir métodos tecnologicamente actualizados para ajuizar faltas e lances durante o jogo. O método que julga inapelávelmente sobre as jogadas tem para aí 150 anos : é um gajo que é suposto saber as regras que corre pelo campo a apitar para marcar os lances , ajudado por outros dois que correm ao longo das linhas laterais. Isto é ridículo , quando vemos gente assassinada , países a enterrarem biliões nas competições da FIFA , vemos os biliões que o jogo movimenta e os milhões de dias estragados e alegrados por tudo o mundo por causa de um simples jogo. O Futebol é importante demais para o resultado de um jogo poder estar totalmente entregue à visão momentânea e necessariamente limitada ( às vezes por factores externos) do árbitro. Isto não é óbvio para a FIFA , que se opõe terminantemente a que por exemplo as bolas tenham um chip electrónico e que haja sensores espalhados pelo campo , coisa que permite saber sempre e ao milímetro onde é que a bola se encontra no campo, sistema que permitiria que por exemplo os Estados Unidos não tivessem sido eliminados tão cedo no último mundial e que ainda ANTEONTEM O SPORTING TIVESSE GANHO POR 4-2 EM VEZ DE 3-2 PORQUE HOUVE UM LANCE EM QUE A BOLA CLARAMENTE ENTROU MAS O GAJO ACHOU QUE NÃO. 
 Outra tecnologia mais do que simples , já nem sei se conta como “tecnologia” , é simplesmente permitir que o árbitro consulte outro ou outros que tenham acesso imediato à repetição e que possam confirmar ou anular uma decisão dúbia. Isto não tinha que durar mais do que um minuto e poupava muita discussão e dor de cabeça e revolta , pessoas a escreverem em maiúsculas e coisas assim. Mas não , dizem que não , nem sei com que argumentos nem sei com que cara é que conseguem ser contra isto . A razão é no fundo e infelizmente , simples . Tendendo para eliminar o erro humano tende-se para eliminar as possibilidades de interferência , porque só há uma maneira de condicionar o resultado final de um jogo entre duas equipas de profissionais numa competição a valer : condicionar o árbitro, que às vezes erra deliberadamente , errar é humano e tal. Se a FIFA trabalhasse para a famosa verdade desportiva era sua principal preocupação eliminar as coisas que falsificam o jogo e podem ser eliminadas , mas não , são contra. 
 E antes de chegar onde quero ir queria também lembrar que é esta mesma FIFA que atribuiu ao Quatar a organização do Campeonato Mundial de Futebol em 2022.
 Não me ocorre sítio pior para a prática do futebol , ainda por cima no Verão, onde vivam efectivamente pessoas. É um sítio onde é caro chegar de todos os países que têm equipas de bola competitivas , que não tem nem vestígios de tradição de futebol , que implementa orgulhosamente formas religiosas medievais e opressivas , numa parte do globo do mais explosivo e perigoso que se pode encontrar , foi então ao Quatar que os tinhosos da FIFA deram a organização de mais um Mundial . O que mete mais raiva é que aparentemente eles acham que as pessoas não sabem , não percebem ou que não se importam , um bocado como os políticos em geral. Para acabar de vez com o Quatar gostava de lembrar que o adepto da bola que vai a um campeonato do mundo quer sobretudo e generalizando mal e depressa , putas e vinho verde. Logo a seguir a querer ver a sua equipa a ganhar , o adepto quer-se divertir , e obviamente isto não tem necessariamente a ver com prostituição a embriaguez mas não deixa de ter alguma coisinha , será muito uma questão de grau. No Mundial da Alemanha houve uma migração estimada de 30000 profissionais polacas , que,  demonstrando admirável sentido de oportunidade e conhecimento do mercado fizeram montes de dinheiro e ajudaram à festa ( ou a miséria) que há sempre nestas competições.Não estou a dizer que não há Mundial sem putas nem que não as há no Quatar , porque há , mas mesmo para a Família Prudêncio que vai aplaudir o Ronaldo toda de fato de treino igual e passar umas férias , expliquem-me se faz favor o que é se faz de diversão pura no Quatar que não implique estar num centro comercial a gastar dinheiro? Ah , caçar com falcões , pois , é mesmo das actividades mais citadas nas preferidas dos adeptos de futebol. E depois vão ao museu de Arte moderna da Sheyka Mayasa fascinar-se com os Damien Hisrcht , foi o que fez a Juve Leo no fim de semana passado , o bilhete para o estádio do FC Porto incluía uma visita a Serralves antes do jogo. 
Um paizito  de 2 milhões de pessoas , onde estão sempre 42 graus ,o  álcool é ilegal e as mulheres andam ensacadas de preto até aos olhos não pode de maneira nenhuma justificar sequer uma candidatura , quanto mais... 
 A FIFA também organiza todos os anos uma competição para o Melhor Jogador do Mundo , a Bota de Ouro. Há um processo qualquer pelo qual todos os anos o melhor jogador  é premiado , é o topo da Glória para um futebolista. Sendo organizado pela FIFA o processo é corrupto e imperfeito , na minha opinião facciosa o Cristiano Ronaldo continua este ano a ser o melhor do Mundo. O urso do Blatter acha que não , está no seu pleníssimo direito , agora as declarações públicas que ele fez comparando Messi e Ronaldo e ridicularizando o Ronaldo são repugnantes. Ele é o presidente , como é que acha que as pessoas se sentem ao vê-lo assim publicamente apoiar o seu preferido no troféu individual mais importante do futebol mundial? Lá está , ele manda e decide e está-se nas tintas  por isso mesmo. Nem lhe ocorre que as pessoas se incomodam ao vê-lo assim a tomar partido ,  deselegantemente , por um dos candidatos numa competição ainda aberta na qual ele manda. No meio futebolístico indígena caiu o Carmo e a Trindade e eu juntei-me logo no facebook à causa pela demissão do Blatter ( não estou a brincar ) , porque acho uma vergonha e uma falta de respeito que demostra bem a maneira como Portugal é visto pelos Grandes , e como somos de facto  pequenos dói mais quando nos desrespeitam , ainda por cima sem provocação nem razão nenhuma. Portugal gosta de Futebol e já criou grandes jogadores , equipas e treinadores e boa parte da reputação e reconhecimento que temos no Mundo , como sabe quem já lá foi , é devida ao nosso Futebol , mesmo que isso não agrade a muito boa gente. Não temos uma tradição tão larga como a inglesa nem o génio puro dos brasileiros mas não somos nada maus mesmo no futebol para um país deste tamanho. Acredito que até a um adepto do Sport Lisboa e Belgrado  faz bem ver lá o génio do Ronaldo pelos campos , zás zás , zinga zinga , tau , pimba , aos dois e aos três de cada vez , todas as semanas , a levar os espanhóis ao tal êxtase e  desespero , um herói moderno , um Português orgulhoso e triunfante , caramba , eu adoro ver e perdoo-lhe as paneleirices todas , passe a expressão.
Segue o coro de protestos , com a nação madridista logo a seguir à nossa ala chauvinista , espero que o Blatter se redima e além da cartinha abjecta de desculpas de arquivista suíço sem genitais que mandou ao Ronaldo dê já as instruções que forem precisas para que o Ronaldo ganhe este ano . 

Que o Governo Português se tenha dignado a comentar sequer , quando mais pedir satisfações ou lá o que é , sobre esta palhaçada , é ridículo. Ridículo. São ridículos e fazem-me ter vergonha de ser português quase na mesma medida em que o Ronaldo me faz ter orgulho , pelo que ando aqui um bocado a patinar....

Sem comentários: